LiveZilla Live Help



RESPONSABILIDADE SOCIAL

RECICLAGEM EM CONDOMÍNIOS

Com a colaboração do condômino, podemos facilitar ainda mais o processo de reciclagem. A reciclagem do material é muito importante, não apenas para diminuir o acúmulo de dejetos (auxiliando o poder público diminuindo a necessidade de implantação de novos aterros), como também para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos além de gerar receita para os condomínios.

Siga os passos abaixo e dê sua parcela de contribuição para o meio ambiente.

1. Procure o programa organizado de coleta de seu município ou uma instituição, entidade assistencial ou catador que colete o material separadamente. Veja primeiro o que a instituição recebe. Não adianta separar, por exemplo: plástico, se a entidade só recebe papel.

2. Para uma coleta de maneira ideal, separe os resíduos em não-recicláveis e recicláveis e dentro dos recicláveis separe papel, metal, vidro e plástico.

3. Veja exemplo de materiais recicláveis:

 

 

jornais, revistas, formulários contínuos, folhas de escritório, caixas, papelão, etc.

 

 

 

garrafas, copos, recipientes.

 

 

 

latas de aço e de alumínio, clipes, grampos de papel e de cabelo, papel alumínio.

 

 

 

garrafas de refrigerantes e água, copos, canos, embalagens de material de limpeza e de alimentos, sacos.

 

 

 

4.Escolha um local adequado para guardar os recipientes com os recicláveis até a hora da coleta. Antes de guardá-los, limpe-os para retirar os resíduos e deixe-os secar naturalmente. Para facilitar o armazenamento, você pode diminuir o volume das embalagens de plástico e alumínios amassando-as. As caixas devem ser guardadas desmontadas.
Atenção:
Todo esforço para a iniciativa da reciclagem será em vão se não envolvermos os funcionários do condomínio.
Portanto segue uma dica que vem dando certo em diversas empresas de grande porte, incentivar os funcionários com a reciclagem.
Se for o caso ofereça um percentual do total arrecadado com a venda dos materiais recicláveis para divisão em partes iguais aos funcionários do condomínio, que automaticamente os próprios funcionários convencerão os condôminos a juntarem os materiais.

CONSUMO CONSCIENTE
Algumas atitudes simples podem fazer a diferença no volume de lixo produzido. Além de preservar o ambiente, mudar certos padrões de consumo também traz benefícios para o seu bolso.

ELETRODOMÉSTICOS E ELETRÔNICOS
Ao substituir computadores, eletrodomésticos e celulares, lembre-se que conhecidos, instituições de ensino, ONGs e bazares beneficentes podem se beneficiar desse material.

LIXO ORGÂNICO
Se você tem plantas em casa, transforme o lixo orgânico em adubo. Acomode o resto de comida em um recipiente, revolva e umedeça o material e adicione serragem ou folhas secas. O adubo é obtido após dois ou três meses. Se houver cheiro desagradável por causa da decomposição, jogue cal, que corrige o processo de acidificação. Caso você more em apartamento e por isso não tenha espaço para colocar o recipiente, reúna-se com seus vizinhos e monte, com eles, uma composteira na parte externa do prédio.


PAPEL
Prefira usar papel reciclado. Cada brasileiro gasta, em média, duas árvores com o papel que utiliza anualmente. Se esse papel fosse reutilizado ou enviado para reciclagem, a cada ano, uma árvore e meia seria poupada.Também seriam economizados 2.000 litros de água e 120 litros de petróleo. Caso 10 milhões de brasileiros fizessem o mesmo, 15 milhões de árvores seriam poupadas, além de uma quantidade de água suficiente para abastecer uma cidade com 200 mil habitantes e 1,2 bilhão de litros de petróleo.


TINTA PARA IMPRESSÃO
Cada cartucho de tinta requer o uso de cinco litros de petróleo em sua fabricação e demora cerca de 50 anos para se degradar na natureza. Por isso, vale a pena usar cartuchos reciclados.


EMBALAGENS
Ao comprar produtos não perecíveis, dê preferência às embalagens maiores ou a granel, assim como às linhas que contam com refil. E lembre-se que sempre é possível fazer novo uso de embalagens PET e frascos de vidro, antes de descartá-los.


No futuro, os chamados bioplásticos – plásticos obtidos a partir da cana-de-açúcar e de outras substâncias de origem vegetal – deverão substituir as embalagens existentes. Eles possuem a vantagem de ser provenientes de fontes renováveis. Enquanto isso não ocorre, trocar os sacos de plástico pelos de papel é uma opção.


DESODORANTE PESSOAL E DE AMBIENTE
O mercado ainda fabrica alguns desodorantes em aerossol que emitem clorofluorcarbono – CFC – um gás que destrói a camada de ozônio (responsável pela filtragem de raios solares nocivos à saúde, como o ultravioleta). Portanto, repare se o rótulo contém a frase "sem CFC".


DETERGENTE
Utilize sempre produtos de limpeza biodegradáveis, ou seja, que podem ser destruídos pelos micro-organismos existentes na água. Ao adquirir produtos químicos, verifique se a embalagem é reciclável e se o rótulo possui informações sobre a composição química e o fabricante. Evite produtos com cloro, formaldeído e solventes derivados de petróleo (tricloroetileno, metileno, benzeno, nitro-benzeno etc), que podem poluir o solo, o ar e a água.

Grande parte dos detergentes disponíveis no mercado também possui fosfatos em sua formulação, substâncias que, ao atingir rios e lagos, levam ao crescimento exagerado de algas que consomem o oxigênio da água. Aos poucos, os fosfatos vêm sendo substituídos por carbonato e silicato de sódio, menos nocivos ao ambiente.

Uma alternativa ecológica ao detergente é usar o sabão em pedra dissolvido previamente em água quente. O produto é atóxico, fabricado a partir de matérias-primas renováveis (óleos e gorduras) e biodegradável.

ÁGUA SANITÁRIA
A água sanitária é composta de cloro, substância que ameaça animais e micro-organismos presentes no solo e nos rios, onde é despejada. Procure trocar o produto pelo vinagre (que ajuda a desengordurar) e bicarbonato de sódio. Se o objetivo for branquear suas roupas, deixe-as ensaboadas com sabão de coco no sol, ou coloque-as de molho na água com meio copo de bórax (substância atóxica encontrada em farmácias).

SABÃO EM PÓ
Quanto maior o efeito branqueador do sabão em pó, maior o dano à natureza. Também possui fósforo em sua composição, para neutralizar o cálcio e o magnésio e melhorar a sua eficiência. Prefira o sabão em pó de coco, ou as marcas que não contêm fosfatos.

DESINFETANTE
A maioria dos desinfetantes tem efeito tóxico para o meio ambiente. Você pode fazer um produto natural para limpar seu banheiro.

Rua Comendador Araújo, 86, salas 81/82
8° andar - Cep: 80.420-000 - Centro Curitiba - PR

contato@inovallecondominios.com.br
Copyright © 2012 Inovalle - Todos os direitos reservados.All Rights Reserved.